quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Heródoto Barbeiro: "No ginásio, precisava trabalhar durante o dia para ajudar a família"

Acesse o link para ler o depoimento interessante do jornalista, que fala de todas as mudanças pelas quais passou para dar prosseguimento à sua Educação


Educar
Foto: Heródoto Barbeiro estudou História na Universidade de São Paulo
Heródoto Barbeiro estudou História na Universidade de São Paulo 
 
"Educação era um dos canais de ascensão social. Não foram bem essas palavras que meu pai repetiu ao longo de sua vida, afinal ele tinha vindo do interior para estudar em São Paulo. Para sobreviver foi trabalhar na metalúrgica Aliança. Conheceu minha mãe que trabalhava em uma fábrica de botões. Enfim, eram operários, ainda que não gostassem desse termo. Fiel a essa convicção, minha mãe me matriculou na Escola Paroquial Nossa Senhora da Paz, na baixada do Glicério, onde morávamos. Poucas famílias ali tinham condições de pagar uma escolinha particular, o Jardim da Infância, como era chamado. Lá também estudei os dois primeiros anos do primário e, por falta de dinheiro, nessa época meu pai tinha um bar em frente ao quartel do exército do Parque Dom Pedro II. Mudei de escola. Fui para a Moóca, no Grupo Escolar Eduardo Carlos Pereira, agregado ao Firmino de Proença, onde conheci a Harriet e, com ela, ia pela Ana Nery até o Tamanduateí. Quando cheguei ao ginásio - novamente a família tinha algum dinheiro - mudei para a Liberdade. Fui matriculado do Colégio Paulistano, na Rua Taguá. Era um colégio para a classe média, algo que só fiquei conhecendo nessa época. No final do ano acabou o dinheiro, voltei para a escola pública..."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário